Doença valvular cardiaca

O coração é composto por quatro câmaras, ou cavidades, designadas por aurículas e ventrículos. Entre essas cavidades, existem válvulas (portas) que se abrem e fecham para deixar o sangue circular pelo coração. Duas dessas válvulas, a mitral e a aórtica, são frequentemente afectadas por doenças que as tornam demasiado apertadas (estenose) ou demasiado laxas (insuficiência ou regurgitação).

A válvula mitral encontra-se entre a aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo. Esta válvula é constituída por duas pequenas portas ou folhetos. Estes folhetos inserem-se de cada lado da válvula e encontram-se no meio. Regurgitação, ou insuficiência mitral, verifica-se quando os folhetos da válvula mitral não se fecham de forma harmoniosa e o sangue volta para trás, para a aurícula, através da válvula. A estenose da válvula mitral acontece quando os folhetos não abrem completamente. A estenose mitral dificulta a saída do sangue da aurícula esquerda e respectiva entrada no ventrículo esquerdo.

A válvula aórtica encontra-se entre o ventrículo esquerdo e a aorta e é constituída por três folhetos. A aorta é o grande vaso sanguíneo que transporta o sangue do coração para o resto do corpo. Do mesmo modo que a válvula mitral, esta válvula pode ser afectada por estenose ou insuficiência.


 Neurocor – Serviços Clínicos e Diagnósticos, Lda. - Lisboa - Cardiologia - Neurologia

Doença coronária

A doença coronária é uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos, sendo uma típica "doença da civilização" que todos os anos mata milhares de pessoas...

Calcula-se que a doença coronária é responsável, em média, por 1/3 do total de mortes entre a população dos países industrializados. É uma verdadeira "epidemia" moderna, embora não seja como as antigas pragas de origem infecciosa, visto que é favorecida por uma série de hábitos e costumes próprios desta época como, por exemplo, a alimentação desequilibrada, a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, o stress...

A doença coronária - Neurocor – Serviços Clínicos e Diagnósticos, Lda. - Lisboa

 

 

Hipertensão arterial

Hipertensão arterial é uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A pressão sanguínea envolve duas medidas, sistólica e diastólica, referentes ao período em que o músculo cardíaco está contraído (sistólica) ou relaxado (diastólica). A pressão normal em repouso situa-se entre os 100 e 140 mmHg para a sistólica e entre 60 e 90 mmHg para a diastólica.

 Neurocor – Serviços Clínicos e Diagnósticos, Lda.