Doença valvular cardiaca
O coração é composto por quatro câmaras, ou cavidades, designadas por aurículas e ventrículos. Entre essas cavidades, existem válvulas (portas) que se abrem e fecham para deixar o sangue circular pelo coração. Duas dessas válvulas, a mitral e a aórtica, são frequentemente afectadas por doenças que as tornam demasiado apertadas (estenose) ou demasiado laxas (insuficiência ou regurgitação).
A válvula mitral encontra-se entre a aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo. Esta válvula é constituída por duas pequenas portas ou folhetos. Estes folhetos inserem-se de cada lado da válvula e encontram-se no meio. Regurgitação, ou insuficiência mitral, verifica-se quando os folhetos da válvula mitral não se fecham de forma harmoniosa e o sangue volta para trás, para a aurícula, através da válvula. A estenose da válvula mitral acontece quando os folhetos não abrem completamente. A estenose mitral dificulta a saída do sangue da aurícula esquerda e respectiva entrada no ventrículo esquerdo.
A válvula aórtica encontra-se entre o ventrículo esquerdo e a aorta e é constituída por três folhetos. A aorta é o grande vaso sanguíneo que transporta o sangue do coração para o resto do corpo. Do mesmo modo que a válvula mitral, esta válvula pode ser afectada por estenose ou insuficiência.